CURSO ONLINE GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS 3º EDIÇÃO
15
Outubro
Dias: 15, 17, 22, 24 e 29 de outubro (terças e quintas)
Duração: 12h
Preço: 139€
Preço exclusivo Comunidade Alumni Be (ex-participantes das ações da Be): 109€
Horário: 18h30-21h00
Formato de formação: online
Vagas limitadas
Enquadramento
O trabalho desenvolvido pelas organizações de cariz social deixou de ser encarado em Portugal como algo que é realizado apenas em regime voluntário e/ou não profissional, desde há alguns anos. Esta mudança impulsionada pela exigência que a qualidade das respostas sociais implica e ainda, pelo aumento da competitividade no terceiro sector tornou imperativa a aposta na qualidade e rigor do trabalho desenvolvido, tendo em consideração os diversos desafios da área e os recursos limitados das organizações.
A gestão de projetos é uma área que permite impulsionar e desenvolver o trabalho das organizações. A boa redação, acompanhamento e avaliação dos projetos possibilita uma resposta adequada e de qualidade, respeitando os recursos existentes e a capacidade das instituições. Desenvolver projetos com rigor aumenta a credibilidade no trabalho desenvolvido e o acesso aos financiamentos disponíveis, tornando as organizações mais eficazes e eficientes na sua atuação.
Ser um profissional do terceiro sector é desafiante, uma vez que a realidade das organizações implica que os seus recursos humanos sejam multidisciplinares, dedicados e resilientes. Assim, torna-se crucial preparar adequadamente, com as ferramentas base e de forma simplificada os profissionais que desempenham funções de gestão de projetos neste tipo de organização, para que estes possam ser exemplos de sucesso.
Conteúdos a abordar
Sessão 1 | Gestão de projetos sociais: Programação e Identificação
Conceptualização dos projetos
Identificação das fases do ciclo de projeto
O que é a fase de programação e a sua importância
O que é identificação e para que serve
Ferramentas de identificação
Novo projeto? O que é preciso para decidir avançar
Sessão 2 | Gestão de projetos sociais: Formulação
O que é a fase de formulação
Importância da fase de formulação
Ferramentas de formulação
Estruturas de projetos
Um projeto bem formulado é meio caminho andado: dicas práticas
Sessão 3 | Gestão de projetos sociais: Implementação e Monitorização
O que é a fase de implementação e monitorização
O papel do gestor de projeto na implementação
Como e quando monitorizar
Construção e definição das ferramentas de monitorização
O sucesso de projetos depende de? Conselhos úteis
Sessão 4 | Gestão de projetos sociais: Avaliação
O que é a fase de avaliação
Identificação dos diferentes tipos de avaliação
As diferenças entre a avaliação e a monitorização
A importância de avaliar
Os relatórios reportam! Orientações para descomplicar
Sessão 5 | Mentoria em grupo
Formador (a)
ANDREIA DE CARVALHO
Formadora
Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-UTL).
Foi coordenadora de projetos de uma organização humanitária durante mais de 12 anos, onde acompanhou cerca de quarenta organizações da sociedade civil nacionais e internacionais, através da gestão de subvenções e suporte ao nível da gestão de ciclo de projeto. Esta experiência incluiu também o trabalho de monitoria e avaliação no terreno em todo o território de Portugal e em países como Bangladesh, Brasil, Senegal e São Tomé e Príncipe e ainda, a preparação e acompanhamento de mais de uma dezena de expatriados voluntários no Brasil e Bangladesh.
Foi gestora de projetos numa consultora na área da cooperação para o desenvolvimento, onde geriu projetos em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, trabalhando com mais de quinze consultores/peritos de diferentes equipas técnicas, assim como com diversas entidades financiadoras, cooperações e parceiros de consórcio.
Desempenhou a função de senior desk officer na área de fundos e impacto numa organização não governamental que se dedica ao empoderamento feminino, na qual geriu os financiamentos dos projetos implementados com diversas entidades financiadoras, apoiou a definição e implementação de processos internos de qualidade, gestão e monitoria e ainda, submeteu candidaturas a diversas linhas de financiamento.
Foi professora e é formadora há mais de dez anos nas temáticas de desenvolvimento e cooperação internacional; ação humanitária; gestão de projetos sociais; voluntariado e medicina humanitária.
CONDIÇÕES GERAIS
A Be Responsabile reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes.
A formação Be Responsible destina-se sobretudo a dirigentes, chefias e técnicos, ou seja, às pessoas incumbidas da gestão das instituições de solidariedade social ou responsáveis pelas áreas de Responsabilidade Social no seio de uma empresa. Não obstante, as formações estão abertas a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos sobre os temas propostos.
Valores isentos de IVA. Validação da inscrição obriga a pagamento de 100% do valor total do curso para o IBAN: PT50 019300001050497265394 ou
Via MBWAY 96 963 64 04. Inscrições via formulário ou para info@academiaberesponsible.com.