top of page
CURSO ONLINE GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS 

25

Maio

Dias: 16,23,25 e 30 de maio

01 de junho

Duração: 12h

Preço: 139€

Horário: 18h30-21h00

Formato de formação: online

Vagas limitadas

Enquadramento

O trabalho desenvolvido pelas organizações de cariz social deixou de ser encarado em Portugal como algo que é realizado apenas em regime voluntário e/ou não profissional, desde há alguns anos. Esta mudança impulsionada pela exigência que a qualidade das respostas sociais implica e ainda, pelo aumento da competitividade no terceiro sector tornou imperativa a aposta na qualidade e rigor do trabalho desenvolvido, tendo em consideração os diversos desafios da área e os recursos limitados das organizações.

 

A gestão de projetos é uma área que permite impulsionar e desenvolver o trabalho das organizações. A boa redação, acompanhamento e avaliação dos projetos possibilita uma resposta adequada e de qualidade, respeitando os recursos existentes e a capacidade das instituições. Desenvolver projetos com rigor aumenta a credibilidade no trabalho desenvolvido e o acesso aos financiamentos disponíveis, tornando as organizações mais eficazes e eficientes na sua atuação.

 

Ser um profissional do terceiro sector é desafiante, uma vez que a realidade das organizações implica que os seus recursos humanos sejam multidisciplinares, dedicados e resilientes. Assim, torna-se crucial preparar adequadamente, com as ferramentas base e de forma simplificada os profissionais que desempenham funções de gestão de projetos neste tipo de organização, para que estes possam ser exemplos de sucesso. 

Conteúdos a abordar

Sessão  1 | Gestão de projetos sociais: Programação e Identificação

Conceptualização dos projetos

Identificação das fases do ciclo de projeto

O que é a fase de programação e a sua importância

O que é identificação e para que serve

Ferramentas de identificação

Novo projeto? O que é preciso para decidir avançar

 

Sessão 2 | Gestão de projetos sociais: Formulação

O que é a fase de formulação

Importância da fase de formulação

Ferramentas de formulação

Estruturas de projetos

Um projeto bem formulado é meio caminho andado: dicas práticas 

 

Sessão 3 | Gestão de projetos sociais: Implementação e Monitorização

O que é a fase de implementação e monitorização
O papel do gestor de projeto na implementação
Como e quando monitorizar
Construção e definição das ferramentas de monitorização

O sucesso de projetos depende de? Conselhos úteis

 

Sessão 4 | Gestão de projetos sociais: Avaliação

O que é a fase de avaliação
Identificação dos diferentes tipos de avaliação
As diferenças entre a avaliação e a monitorização
A importância de avaliar
Os relatórios reportam! Orientações para descomplicar

Sessão 5 | Mentoria em grupo

Formador (a) 

Andreia de Carvalho

1583088618637.jpg

ANDREIA DE CARVALHO

 Formadora 

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-UTL).

Foi coordenadora de projetos numa organização humanitária durante mais de 12 anos, onde desempenhou funções no departamento internacional. Experiência de acompanhamento e suporte a cerca de quarenta organizações da sociedade civil a nível nacional e internacional, nas áreas de gestão de ciclo de projeto e financiamento. Incluiu trabalho de proximidade no terreno em todo o território nacional e em países como Bangladesh, Brasil, Senegal e São Tomé e Príncipe e ainda, preparação e acompanhamento de mais de uma dezena de expatriados voluntários no Brasil e Bangladesh. Foi ainda project manager numa consultora na área do desenvolvimento internacional.

Formadora há mais de dez anos nas temáticas de desenvolvimento e cooperação internacional; ação humanitária; gestão de projetos sociais; voluntariado e medicina humanitária. Recentemente, abraçou o desafio como Senior Desk Officer numa organização social que se dedica ao empoderamento feminino.

CONDIÇÕES GERAIS

A Be Responsabile reserva-se ao direito de não realizar as ações de formação sempre que não seja atingido o número mínimo de 6 participantes. 

A formação Be Responsible destina-se sobretudo a dirigentes, chefias e técnicos, ou seja, às pessoas incumbidas da gestão das instituições de solidariedade social ou responsáveis pelas áreas de Responsabilidade Social no seio de uma empresa.  Não obstante, as formações estão abertas a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos sobre os temas propostos.

Valores isentos de IVA. Validação da inscrição obriga a pagamento de 100% do valor total do curso para o IBAN: PT50 019300001050497265394 ou

Via MBWAY 96 963 64 04. Inscrições via formulário ou para info@academiaberesponsible.com.

bottom of page