top of page
Homens no trabalho

WORKSHOP ONLINE 
Gestão de projetos sociais
3º Edição

13

Outubro

Data: 13,20, 27 de outubro; 03, 10 de novembro.

Duração: 12 horas

Horário: 19h-21h30

Investimento: 159€

Formato formação: Online, via zoom pro.

Vagas limitadas.

Desconto exclusivo Comunidade Alumni Be (antigos alunos e entidades parceiras identificadas): 129€

​No custo está incluído: documentação e material de apoio em formato digital.

Enquadramento

O trabalho desenvolvido pelas organizações de cariz social deixou de ser encarado em Portugal como algo que é realizado apenas em regime voluntário e/ou não profissional, desde há alguns anos. Esta mudança impulsionada pela exigência que a qualidade das respostas sociais implica e ainda, pelo aumento da competitividade no terceiro sector tornou imperativa a aposta na qualidade e rigor do trabalho desenvolvido, tendo em consideração os diversos desafios da área e os recursos limitados das organizações.

 

A gestão de projetos é uma área que permite impulsionar e desenvolver o trabalho das organizações. A boa redação, acompanhamento e avaliação dos projetos possibilita uma resposta adequada e de qualidade, respeitando os recursos existentes e a capacidade das instituições. Desenvolver projetos com rigor aumenta a credibilidade no trabalho desenvolvido e o acesso aos financiamentos disponíveis, tornando as organizações mais eficazes e eficientes na sua atuação.

 

Ser um profissional do terceiro sector é desafiante, uma vez que a realidade das organizações implica que os seus recursos humanos sejam multidisciplinares, dedicados e resilientes. Assim, torna-se crucial preparar adequadamente, com as ferramentas base e de forma simplificada os profissionais que desempenham funções de gestão de projetos neste tipo de organização, para que estes possam ser exemplos de sucesso. 

Conteúdos a abordar

Sessão  1 | Gestão de projetos sociais: Programação e Identificação

Conceptualização dos projetos

Identificação das fases do ciclo de projeto

O que é a fase de programação e a sua importância

O que é identificação e para que serve

Ferramentas de identificação

Novo projeto? O que é preciso para decidir avançar

 

Sessão 2 | Gestão de projetos sociais: Formulação

O que é a fase de formulação

Importância da fase de formulação

Ferramentas de formulação

Estruturas de projetos

Um projeto bem formulado é meio caminho andado: dicas práticas 

 

Sessão 3 | Gestão de projetos sociais: Implementação e Monitorização

O que é a fase de implementação e monitorização
O papel do gestor de projeto na implementação
Como e quando monitorizar
Construção e definição das ferramentas de monitorização

O sucesso de projetos depende de? Conselhos úteis

 

Sessão 4 | Gestão de projetos sociais: Avaliação

O que é a fase de avaliação
Identificação dos diferentes tipos de avaliação
As diferenças entre a avaliação e a monitorização
A importância de avaliar
Os relatórios reportam! Orientações para descomplicar

Sessão 5 | Mentoria em grupo

Sobre a formadora

Andreia de Carvalho

Retratos_GM_Baixa-135.jpg

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG - Universidade de Lisboa.

Tem mais de quinze anos de experiência de trabalho com organizações sociais nos setores humanitário, social e de cooperação internacional. Foi coordenadora de projetos de uma das maiores organizações humanitárias portuguesas durante mais de uma década, onde acompanhou cerca de quarenta organizações da sociedade civil nacionais e internacionais, através da gestão de subvenções e suporte ao nível da gestão de ciclo de projeto. Esta experiência incluiu também o trabalho de monitoria e avaliação no terreno em todo o território de Portugal e em países como Bangladesh, Brasil, Senegal e São Tomé e Príncipe e ainda, a preparação e acompanhamento de mais de uma dezena de expatriados voluntários no Brasil e Bangladesh.

Foi gestora de projetos numa consultora na área da cooperação para o desenvolvimento, onde geriu projetos em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, trabalhando com mais de quinze consultores/peritos de diferentes equipas técnicas, assim como com diversas entidades financiadoras, cooperações e parceiros de consórcio.

Desempenhou a função de senior desk officer na área de fundos e impacto numa organização não governamental que se dedica ao empoderamento feminino, na qual geriu os financiamentos dos projetos implementados com diversas entidades financiadoras, apoiou a definição e implementação de processos internos de qualidade, gestão e monitoria e ainda, submeteu candidaturas a diversas linhas de financiamento.

Foi professora responsável pela unidade curricular de Gestão de Ciclo de Projeto Humanitário na Pós-Graduação em Crise e Ação Humanitária, do ISCSP - Universidade de Lisboa. Há mais de dez anos que é formadora nas temáticas de desenvolvimento e cooperação internacional; ação humanitária; gestão de projetos sociais; voluntariado e medicina humanitária. 

Atualmente, desenvolve atividades de formação e consultoria destacando-se a realizada para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Cabo Verde, direcionada aos líderes juvenis de Organizações da Sociedade Civil. É também Coordenadora da Área Smart Senior, responsável pelo desenvolvimento de parcerias com organizações sociais, na Fundação Primavera.

 
 
Há muito tempo que não frequentava uma formação tão rica e produtiva. Sem dúvida que será fundamental para o meu dia a dia.

Diana Machado, Associação Salvador, 2º Edição

Garanta a sua vaga.

CONDIÇÕES GERAIS

A Be Responsabile reserva-se ao direito de não realizar a ação de capacitação sempre que não seja atingido o número mínimo de participantes, 3 dias antes da ação de decorrer.

Validação da inscrição obriga a pagamento de 100% do valor total da ação. Inscrições via formulário ou para o e-mail: info@academiaberesponsible.com.

bottom of page