A corrida à consignação do IRS e do IVA

Atualizado: 22 de Mai de 2019

Em 2019 são mais de 4.028 entidades autorizadas a beneficiar da consignação do IRS e do IVA e que reforçam os seus esforços de comunicação para sensibilizar os cidadãos portugueses a doarem 0,5% do seu IRS ou 15% do IVA a uma instituição.


Em 2016, os contribuintes doaram mais de 16 milhões de euros a 3.371 entidades no âmbito da consignação de IRS e IVA (dados avançados pelo Ministério das Finanças relativos ao IRS 2016, entregue em 2017). Dada a relevância desta iniciativa, muitas são as estratégias de comunicação que as instituições recorrem para apelar à consignação do IRS e do IVA, desde as figuras públicas e influenciadores digitais, anúncios para rádios e televisões, e ainda mupies e panfletos, anúncios para jornais e plataformas digitais.


Para muitas instituições, a consignação do IRS e do IVA é uma importante forma de angariação de fundos para as suas causas humanitárias, sociais, ambientais e culturais. Ano após ano, vemos o número de instituições a aumentar e a beneficiar desta iniciativa, observando uma corrida ao coração dos portugueses. Mas na verdade, quem são as instituições que conseguem singrar e ter campanhas comunicação eficazes, alcançando os objetivos pretendidos? Quantas instituições colaboram com agências de comunicação que em regime probono (ou não) desenvolvem os conceitos criativos das suas campanhas? Quantas conseguem ter meios ou pessoal qualificado para delinear estratégias de comunicação eficazes? Num mercado social onde os budgets de comunicação são reduzidos ou mesmo nulos, como podem as 4.028 organizações diferenciarem-se?


A Be Responsible destaca neste post, algumas organizações da Economia Social que elaboraram campanhas de sensibilização com maior ou menor esforço de comunicação.


A primeira instituição que destacamos é a Fundação AMI, organização não governamental fundada em 1984. Sabia que em 2002 esta inovadora instituição foi a primeira e única organização a beneficiar da consignação do 0,5 do IRS? Passados 17 anos, a AMI lança a campanha com a assinatura "Ajudar não paga imposto" desenvolvida pela agência Young & Rubicam acompanhada por uma estratégia de comunicação integrada presente nos canais online e offline. As verbas angariadas este ano serão aplicadas a missões concretas de luta contra a pobreza em Portugal. Por cada consignação do IRS a favor da AMI, esta instituição receberá em média o correspondente a 8 refeições quentes, para servir nos seus equipamentos sociais.



Também na área social, a Operação Nariz Vermelho (instituição particular de solidariedade social, constituída em 2002) têm como objetivo ajudar as crianças hospitalizadas e recorreu ao humor desmitificando que "O IRS é um bicho de 7 cabeças mas um bicho de 7 cabeças tem muitos sorrisos para dar". A campanha desenvolvida pela NOSSA está na imprensa, redes sociais e nos principais canais de televisão na sua versão mais curta. Toda a história poderá ser vista no canal YouTube e redes sociais da Operação Nariz Vermelho. Veja aqui o vídeo:


Já a campanha da Amnistia Internacional Portugal (uma organização não governamental que defende os direitos humanos e conta com mais de 15 mil apoiantes e membros em Portugal) "Fácil, Fácil é destinarem 0,5% do vosso IRS à Amnistia Internacional" poderá ser encontrada em rádio, televisão, mupies, panfletos, imprensa e plataformas digitais. A produção dos anúncios é da responsabilidade da Show Off Films e contou com o contributo de várias figuras públicas, nomeadamente Pedro Fernandes, Inês Castel-Branco, Manuel Moreira, Sílvia Alberto, Custódia Gallego, João Cabeleira e Tim, dos Xutos & Pontapés, Romeu Costa, Ivo Canelas, Ana Sofia, Benedita Pereira, Capicua e Kalaf.




Na área ambiental, destacamos a campanha da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (organização não governamental de ambiente sem fins lucrativos fundada em 1993 e que promove o estudo e a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal) com o slogan "No seu IRS dê voz à Natureza. Não custa nada" apelando, desta forma, à proteção e valorização dos tesouros naturais do nosso país.


Na área cultural, destacamos a campanha da d’Orfeu Associação Cultural (associação cultural sem fins lucrativos que iniciou a sua atividade em 1995) com o mote "Transforma o teu IRS em cultura". Esta associação localizada em Águeda solicita aos portugueses ajuda para criar mais e melhor cultura para todos.


Por fim, destacamos a campanha da Fundação Ageas - Agir com Coração que poderá ser encontrada em diversas plataformas digitais. A Fundação Ageas, é uma instituição particular de solidariedade social fundada em 1998 - uma organização corporativa agregadora de pessoas e parceiros, que promove atividades de solidariedade social junto da comunidade. Com cerca de 200 ações de solidariedade e 80 instituições apoiadas anualmente, a Fundação quer continuar a sua missão de contribuir para comunidades inclusivas e resilientes. Veja o vídeo da campanha:



Até 30 de Junho todos os contribuintes portugueses podem escolher quem querem ajudar, basta indicar a entidade ou instituição escolhida e colocar o respetivo NIF – Número de Identificação Fiscal, no formulário disponível do Portal das Finanças. Este gesto não implica qualquer custo para as famílias, ou seja, o Fisco, quando proceder à liquidação de IRS, encaminhará 0,5% do IRS pago para a entidade escolhida pelos contribuintes. Também é possível consignar o IVA mas, neste caso, há um custo associado. O valor doado implicará uma perda para o contribuinte, que deixa de puder deduzir aquele valor no IRS, uma vez que ele reverterá a favor da instituição escolhida.


Escolha a sua entidade particular ou de solidariedade social, religiosa ou de utilidade pública reconhecida pelo Estado e estará a ajudar milhares de causas. É tão simples apoiar, basta doar uma percentagem dos seus impostos ou apenas passar a palavra sobre esta forma de ajudar ao seu círculo de contatos.


51 visualizações

BE RESPONSIBLE 

T. 96 963 6404  

E. info@academiaberesponsible.com

TIPOLOGIAS DE AÇÕES

Cursos presenciais

Workshops presenciais

Formação E-learning 

Formação à medida

Sessões de Mentoria 

AJUDA

Perguntas frequentes

Política de Privacidade

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2019 por Be Responsible. Orgulhosamente criado no Wix.com